Viva a tranquilidade da Serra da Lousã a menos de 2 horas de distância a partir de Lisboa ou do Porto.
Um destino de férias rural pontilhado por praias fluviais refrescantes e paisagens por descobrir. Conheça as aldeias de Xisto e o melhor da gastronomia portuguesa, mesmo aqui ao lado.
Situada no coração do país, Castanheira de Pera oferece o charme bucólico aliado a infindáveis atividades e roteiros para todos os gostos e alturas do ano.
Um refúgio bucólico na aldeia de Carregal Fundeiro, junto à vila de Castanheira de Pera. Viva a vida da aldeia rodeado de todos os confortos. O espaço conta com piscina com WC, jardim e parque infantil e inclui 3 alojamentos de tipologias T1 e T3.
A da Escada é o edifício mãe de toda a propriedade. Com mais de 100 anos de história, esta casa conheceu várias gerações sempre dentro da mesma família. As paredes em pedra remetem para as construções tradicionais, mas o conforto é a nota principal. O estilo rústico e minimalista inclui uma lareira e algumas peças de mobiliário centenárias. Além da sala, cozinha e WC social, existe um quarto en-suite com cama de casal, um segundo quarto com cama de casal e o último quarto com 4 camas single. A sala abre-se para uma varanda que se debruça sobre o pomar e o parque infantil.
A das Tias mantém um estilo clássico e tradicional. Este alojamento tem um quarto com cama de casal e uma sala com um sofá-cama. A cozinha tem uma lareira de chão onde poderá experimentar cozinhar com uma trempe. Desfrute de uma refeição no pátio ao final do dia.
Junto à piscina, a do Forno oferece um estilo minimalista mais moderno, mantendo o charme em alguns detalhes. O quarto en-suite esconde um espaço para um banho relaxante de imersão. A cozinha está equipada com máquina de lavar louça, forno, micro-ondas e placa. A área de refeições com vista privilegiada sobre a piscina garante todo o conforto também de inverno, graças à salamandra. A sala possui um sofá-cama, existindo ainda um WC social.
Castanheira de Pera conta com mais de seis séculos de história. Situando-se na vertente sul da Serra da Lousã, é emoldurada pela Ribeira de Pera e reflete ainda o esplendor dos edifícios apalaçados do início do século XX, altura em que as fábricas de lanifícios faziam prosperar as gentes deste lugar.
Mergulhe na maior piscina de ondas do país e refresque os dias quentes. Viva os momentos mais divertidos do verão, aproveitando para um passeio num barco a remos ou para fazer slide, escalada e rapel. Há inúmeras atividades todos os dias, música e muita animação para todas as idades.
Descubra a Natureza no seu estado mais puro e encontre algumas das melhores praias fluviais do país. O Poço Corga possui vigilância, balneários, restaurante a poucos metros e tem duas zonas de profundidade distintas. A poucos quilómetros encontra também a Praia de Ana de Aviz, as Fragas de São Simão e a Praia do Mosteiro, entre muitas outras.
Entre na Rota das Aldeias de Xisto aqui tão perto e descubra os recantos da magnífica Serra da Lousã, palco da lenda da Princesa de Peralta. Suba entre sobreiros, castanheiros e carvalhos até ao Santo António da Neve ou admire a paisagem a partir do baloiço do Alto do Trevim. Quem sabe não encontra um veado pelo caminho.
Os fãs das caminhadas vão gostar de conhecer o Passadiço da Ribeira das Quelhas. Adequado a quase todas as idades e condições físicas, este percurso de cerca de 2,5 km (ida e volta) permite fotografar cascatas e poços de água cristalina enquadrados por fragas de xisto e granito e pela floresta autóctone.
Além dos inúmeros percursos pedestres e trilhos de BTT com vários níveis de dificuldade , existem na Serra da Lousã empresas de turismo e aventura que oferecem a prática de diversos desportos radicais, como a canoagem, o remo, a escalada, o rappel ou o slide. Pode ainda reservar um passeio 4×4 diretamente connosco!
Em Castanheira de Pera há sempre qualquer coisa a acontecer. Divirta-se nas festas de verão organizadas nas várias aldeias do concelho ou visite-nos no início de julho, altura da festa do concelho em honra de São Domingos. Delicie-se com o Festival Gastronómico que decorre na vila em abril ou com a Feira do Mel e da Castanha do Coentral, em outubro. Em dezembro, visite o Natal na Aldeia e passe ainda connosco a noite da passagem de ano.
Mergulhe na Serra da Lousã, rumo ao Castelo de Arouce, e descubra os Poços da Neve, onde há mais de trezentos anos era recolhida a neve para ser levada para a corte para fazer sorvetes. Na vila, visite a Casa do Tempo, um museu que celebra a arte tipográfica através de uma exposição permanente dedicada ao jornal O Castanheirense e onde há ainda lugar para exposições temporárias. Conheça o museu do Lagar do Corga, construído sobre o antigo lagar com mais de quatrocentos anos, e descubra como se preparava artesanalmente o azeite com recurso à força motriz da água. Visite ainda o Núcleo Museológico A Casa do Neveiro, no Coentral, e conheça a história do Rancho Folclórico e os usos e costumes das casas de outros tempos.